Quilombinho
2021
O QUILOMBINHO é um projeto voltado à valorização e transmissão da cultura negra. A ideia dessa colônia de férias de abordagem afrocentrada – a primeira do Brasil com essas características – nasce de uma experiência vivida por uma mãe que, ao levar seu filho a uma colônia de férias de Vitória, ouviu da criança que ele não poderia ser o príncipe ou rei das histórias que os pais sempre contavam em casa. Isso porque tinha apreendido por aqueles dias que não havia príncipes e reis negros em nenhuma história. Normalmente nossas atividades se dão de forma presencial, mas devido a pandemia precisamos reconfigurar nosso encontro para acontecer 100% digital através do canal do youtube do DAS PRETAS. Visando oferecer às crianças do Espírito Santo – e de todo Brasil – uma perspectiva histórica, estética e cultural mais rica, ampla e diversa O Instituto DAS PRETAS idealizou este projeto integrado por atividades lúdicas e socioculturais desenvolvidas a partir do universo da identidade negra e afro-brasileira. Serão dias que toda família poderá se envolver e despertar tanto a criança interior quanto o contato positivo com a negritude.
12/08 - quilombinho
 Abertura 19h
13/08

 Produção de  máscara africana 10h

O que é o hip-hop –  oficina de hip-hop 13h

Artistas – você pode ser um! 16h30

Produção de Máscara Africana
O que é o hip-hop
Artistas – você pode ser um!
sábado

 Contação de histórias 10h

Live de rimas 15h

domingo
15/08-quilombinho

Abayomi – 15h

Matakuzana – 16h30

Abayomi
Matakuzana
Workshop formativo sobre as questões étnicos raciais com a Dra Andreia Ramos e formação pedagógica e brincante com a pedagoga Luana Pereira – 19h30
fundo
materiais didáticos

QUINTA – 12/08
ABERTURA 19h

SEXTA – 13/08
PRODUÇÃO DE MÁSCARA AFRICANA 10H – MATERIAIS NECESSÁRIOS:
– 1 peça de chita
– Máscaras passadas
– 1 pacote de cartolina Preto
– 1 pacote de cartolina Marrom
– 1 pacote de cartolina Laranja
– Tinta Guaxe
– Pincel

O QUE É O HIP-HOP – OFICINA DE HIP-HOP 13h

ARTISTAS – VOCÊ PODE SER UM! 16h30 – MATERIAIS NECESSÁRIOS:
– 5 folha de papel sulfite branca para cada criança
– Lápis de cor
– Lápis grafite (A CONFIRMAR COM O OFICINEIRO)

SÁBADO – 14/08
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 10h

LIVE DE RIMAS 15h

DOMINGO – 15/08
ABAYOMI – 15h MATERIAIS NECESSÁRIOS:
– Pedaço de pano preto.
– 1 Tesoura sem ponta
– Retalho para a roupa

MATAKUZANA 16h30 – MATERIAIS NECESSÁRIOS:
– 1 papel sulfite
– Pedras

SEGUNDA – 19/08
Workshop formativo sobre as questões étnicos raciais com a Dra Andreia Ramos e formação pedagógica e brincante com a pedagoga Luana Pereira – 19h30

fundo

QUILOMBINHO

O que é

O QUILOMBINHO é um projeto voltado à valorização e transmissão da cultura negra. É uma colônia de férias – a primeira no país – pensada e protagonizada a partir de uma abordagem afrocentrada. E é realizada para crianças de quatro a dez anos, negras e não negras.

A materialização do projeto QUILOMBINHO é motivada pelo desejo coletivo de contribuir na realidade vivida pelas crianças negras do Brasil. E atingir de forma positiva também as crianças não negras, para assim ampliar o conhecimento acerca das questões étnicos raciais do nosso país.

Instigados pela lei 10.639/03 que inclui em todos os níveis de ensino a obrigação do ensino de história e da cultura afro-brasileira. O Instituto DAS PRETAS.Org idealizou este projeto, com vistas a oferecer às crianças do Espírito Santo uma perspectiva histórica, estética e cultural mais rica, ampla, diversa. Integrado por atividades lúdicas e socioculturais feitas a partir do universo da identidade negra e afro-brasileira.

O projeto acontece pelo viés da multitransversalidade, ou seja, na transmissão de saberes relevantes para a construção da cultura capixaba, na promoção de ações para diversidade etária e na reunião de diferentes linguagens artísticas em uma mesma iniciativa.

fotos das edições passadas do quilombinho

2020

2017

2016